free web stats

11 setembro 2008

Eco Design

Eco Design é o termo para uma crescente tendência nos campos da arquitetura, engenharia e design em que o objetivo principal é projetar lugares, produtos e serviços que de alguma forma reduzam o uso de recursos não-renováveis ou minimizem o impacto ambiental.Faz referência a todo o processo de produção que engloba aspectos ambientais em todos os estágios de desenvolvimento de um produto.


Os produtos ecologicamente corretos reduzem os impactos ambientais durante seu ciclo de vida, diminuindo a geração de lixo, economizando custos e incentivando a implementação de novas técnicas de produção, unindo o que é tecnicamente possível com o que é desejado para a manutenção e preservação do meio ambiente. Sendo assim, eles contribuem diretamente para a quebra de muitos paradigmas, testando novas soluções e procurando novos caminhos, gerando desenvolvimento em todas as áreas da sociedade.

Aqueles que defendem esta filosofia acreditam que grande parte dos problemas ambientais foram causados pelo design convencional e pela indústria, que desconsideraram os riscos e impactos ambientais ao produzir bens e serviços. O Eco-design é um meio de reduzir ou eliminar esses impactos e manter qualidade de vida, substituindo produtos e processos por outros menos nocivos ao meio ambiente. o Eco-design, é acima de tudo, um novo conceito que pode ser desenvolvido através de matérias que usamos freqüentemente, e que apartir deles vamos criar novos objetos. Esse objetos modificados virão a ter um novo conceito. Esta tendência de design, é acima de tudo futurista, e com o objetivo de preservar o planeta e as civilizações futuras. “O design ecologicamente correto nos faz pensar e executar projetos usando materiais alternativos, menos poluentes, reaproveitando matéria-prima e estimulando os consumidores a adotarem essa idéia”.


Princípios do Eco Design Escolha de materiais de baixo impacto ambiental: menos poluentes, não-toxicos ou de produção sustentável ou reciclados, ou que requerem menos energia na fabricação. Eficiencia energetica: utilizar processos de fabricação com menos energia. Qualidade e durabilidade: produzir produtos que durem mais tempo e funcionem melhor a fim de gerar menos lixo; Modularidade: criar objetos cujas peças possam ser trocadas em caso de defeito, pois assim não é todo o produto que é substituído, o que também gera menos lixo. Reutilização/Reaproveitamento: Propôr objetos feitos a partir da reutilização ou reaproveitamento de outros objetos; projetar o objeto para sobreviver seu ciclo de vida, criar ciclos fechados.







Portananos é um interessante projeto desenvolvido pelo designer espanhol Marc Sapetti. É um berço para crianças até 6 meses que se monta e desmonta facilmente, porque é feita com lastras de papelão entrelaçadas entre elas.O material obviamente é ultra resistente, eco sustentável e muito colorido, criando um berço com linhas originais e cores vivas.E para carregar Portananos é muito fácil: é só desmontar e colocar as partes separadas dentro da pratica sacola que vem junto.






A resposta positiva vem da designer francesa Camille Kechenyi com Eco-cook, uma espécie de mini escorredor de macarrão que se pode encher de verdura e fixa-lo na borda da panela.Enquanto você cozinha o espaguete, pode preparar outras coisas separadas mas na mesma panela. Um projeto que além de economizar energia, otimiza o tempo e os recursos usados na cozinha.


BIBLIOGRAFIA

http://www.criadesignblog.com/categoria/eco-design/
http://www.tudocom.com.br/ci_tudocom/materia/titulo/ecodesign-a-producao-do-bem

Um comentário:

Paula Mello disse...

gostei muito da proposta do blog, muito interessante para quem trabalha com design e como eu está sempre em busca de informação e novidades.
Parabéns!
Paula Mello
www.colorkids.com.br
quintaldapaula.blogspot.com